Pragas urbanas são espécies de insetos e animais que invadem o ambiente urbano e provocam danos à saúde humana, podendo picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda são consideradas vetores quando transmitem uma determinada doença ao homem (ex. rato que transmite a leptospirose, o mosquito que transmite a dengue, etc.).
Normalmente, as pragas geram seus filhotes no inverno e se propagam no verão, época em que as baratas, ratos, mosquitos, moscas, cupins, pombos, formigas e outros são mais vistos. Com a chegada do verão, as pragas urbanas começam a se proliferar, pois é na alta temperatura que elas aparecem.
As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando mantêm ambientes sujos e depositam lixo em locais inadequados. Dentre as principais espécies encontradas em áreas urbanas destacam-se baratas, pombos, formigas e roedores.
Outro importante impacto dessa convivência entre homem e pragas são os riscos à saúde e ao bem estar do homem. segundo a oms, 60% das doenças de origem alimentar são causadas por alimentos contaminados por agentes transmitidos pelas pragas urbanas. Deste modo, o serviço de controle integrado das desinsetizadoras surge como uma importante ferramenta no combate aos prejuízos financeiros e à saúde.
© 2019 - Criação - SistemaExpresso